TUM Festival proporciona otimismo para o futuro da música

Postado em 18/11/2024, 16:50

Por Ana Laura Diaz

Foi ainda durante a pandemia, a primeira vez que ouvi falar no TUM, por meio das redes sociais. Me recordo de comentar com uma amiga: “Nossa, você sabia que tem uma conferência de música em Floripa que se chama TUM? Parece ser um evento muito legal!”. Em seguida, também comentei com meu sócio, Flavio Testa, e falei “Temos que ir!”.


Quis o destino que o nosso plano de conseguir participar fosse concretizado em 2023, e todas as minhas expectativas foram confirmadas e superadas! Fiquei admirada com a potência, poder e impacto que o TUM representa não só para a música independente catarinense, como também para a cena mundial! Conhecemos agentes de outros estados e países.

Foram dias lindos, intensos, inspiradores e muito produtivos, daqueles que a gente voltou para casa energizados e otimistas de um futuro melhor para a música, diante tantos artistas talentosos e promissores que tivemos contato. Os frutos já foram imediatos logo na edição seguinte do Magnólia Festival, em que trouxemos duas bandas que assistimos às apresentações selecionadas. E também, a inclusão de outros artistas que conversamos na rodada de negócios em projetos futuros. O evento é um verdadeiro presente para todos que participam, e por isso mesmo, sempre que possível, pretendo participar em todas as edições que vierem, pois diante dos desafios tanto para artistas, como para outros atores da música, esse é o momento de reflexão coletiva e análise do nosso papel como agente.

O TUM é vida, arte, música, esperança por dias melhores, (re)conexão e movimento! Vida longa ao festival que já tem um lugar especial no meu coração!