Grillo e os Mosquitos

Santa Catarina

Com o propósito de levar a música instrumental para os mais diversos públicos e espaços – de forma lúdica e sonoramente acessível – a Grillo e os Mosquitos perverte os variados estilos musicais brasileiros com o rock n’ roll em suas composições autorais. A banda, natural de Florianópolis/SC, completou sete anos em 2023 e no ano passado lançou seu primeiro álbum: Baga Elétrica. Considerado pelo Portal Rifferama um dos melhores álbuns catarinenses de 2022. 

Em 2020 lançaram seu primeiro single e clipe, chamado “Ata-Me”, dentro do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK 2020). Em 2021, durante a pandemia, a banda seguiu produzindo, entre muitas reuniões on-line, lançaram a série “Traz o Repelente”, um mini-doc de três episódios onde o trio fala sobre sua trajetória, desde a formação inicial até os lugares por onde tocou. 

O ano de 2022 foi o marco do retorno da Grillo e os Mosquitos à ativa, com o lançamento de três singles, três clipes, um documentário, quatro festivais de destaque e um álbum. O primeiro semestre contou o lançamento dos singles: Traz o Repelente, Marimbondo e Roubada (Ao Vivo), este gravado durante a Maratona Cultural de 2022. Todos os singles foram lançados com clipes. Além da Maratona Cultural, o trio tocou nos festivais: Floripa Jazz Festival,  Alma Festival e 8ª Semana do Rock Catarinense. 

Em 2022 a banda também lançou o documentário Re(tomada) Instrumental – Uma vivência Grillo e os Mosquitos, projeto contemplado via Lei Aldir Blanc 2021. O documentário apresenta uma imersão criativa do trio, onde moraram juntos por 10 dias em um estúdio, buscando aprimoramento técnico, mas também criativo. Essa imersão resultou em diversas composições, que culminaram no lançamento do álbum Baga Elétrica, primeiro álbum da banda, em outubro de 2022. 

O ano de 2023 começou com a Grillo e os Mosquitos concorrendo na categoria Intérpretes Instrumental da região sul do Brasil na 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música. Em julho lançaram o AO VIVO NO TAC, material gravado no show de lançamento do álbum Baga Elétrica, para prover o trabalho, a banda projetou os clipes na rua, gratuitamente, no centro histórico de Florianópolis. 

O próximo lançamento da banda será em setembro, uma regravação da faixa “Doutor Pedroca” com participação da Camerata Florianópolis, a mesma será também lançada com videoclipe.