Florianópolis - SC
O Bloco Cores de Aidê nasceu em 18 de junho de 2016 com o intuito de abrir espaço para todas as mulheres que se identificam e têm vontade de participar efetivamente de um bloco de samba-reggae e, mais ainda, das Cores de Aidê. A potência reside na coletividade das diversas mulheres que se encontram no centro percussivo desse movimento, pulsando suas baquetas e corpos numa rede onde a colaboração e a cumplicidade dão a tônica do grupo.
Mais de 500 mulheres passaram pelo Bloco Cores de Aidê, desde seu início. Hoje, aproximadamente 80 seguem ativas no grupo que, a cada dia, cresce mais um pouco. A diversidade étnica/racial, geracional, estética, de classe, religiosa, de trajetórias, etc. asseguram trocas constantes e aprendizados horizontais colocando na ordem do dia reflexões sobre as categorias sociais que, muitas vezes e em grande medida, estabelecem as relações de opressão.
Como filhas dos Morros, Cores de Aidê nasce no Morro do Quilombo e, com o auxílio da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, muda-se para o Morro do Monte Serrat/Morro da Caixa em busca de um espaço que caibam mais mulheres, maior proximidade com as comunidades do Maciço do Morro da Cruz, local de maior concentração de população negra e berço de entidades icónicas para o movimento negro local, como a própria Escola de Samba citada acima.