Sabe como funcionam as conferências de música?
As conferências são grandes reuniões de profissionais que têm potencial de movimentar o mercado da música.
Conferências de música são grandes encontros que reúnem artistas, produtores, gestores e muitos outros profissionais do mercado musical. As oportunidades geradas durante a realização de uma conferência são muito variadas. É possível conhecer novas pessoas e serviços, ampliar a rede de contatos, acompanhar as novidades tecnológicas e garantir novas parcerias.
Nós, da Tum Cult, somos responsáveis pela produção do Tum Festival, um dos mais importantes festivais e conferências de música do Sul do Brasil. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre a estrutura e quais as possibilidades que se abrem com cada atividade desenvolvida nas conferências, tudo isso, a partir de nossa experiência.
Estrutura das conferências de música
Palestras
Para começar, vamos falar naquele que talvez esse seja o acontecimento mais comum em conferências: as palestras. Já é tradição que sejam ofertadas conferências sobre diversos temas relevantes para o mercado da música. Os palestrantes são pessoas que já possuem uma vasta experiência na área, e são convidados pela produção do evento para apresentar sua vivência sobre a temática. Eles geralmente falam para uma plateia durante 1 hora, na qual dividem o tempo entre compartilhar sua experiência pessoal, enquanto trazem algum aprendizado para o público, e também tirar dúvidas dos espectadores que possam surgir durante a apresentação.
As conferências de música geralmente trazem inúmeras palestras em sua programação. Quem participa delas tem uma oportunidade única de ter uma visão ampliada sobre o mercado e a vivência de profissionais experientes, com percepções próprias a respeito da música e tudo que a circunda. Além disso, é possível ter um gostinho de como o palestrante soluciona os problemas que encontra no dia-a-dia, e que pode ser aplicado em outras situações.
Workshops (Mini-cursos)
Os workshops também são comuns nas conferências. Assim como as palestras, eles trazem profissionais reconhecidos do mercado da música para ensinar na prática alguma coisa sobre o ramo. Normalmente é necessário que o interessado em participar se inscreva com antecedência, mesmo que o evento seja gratuito, pela limitação de vagas nestes cursos. A duração varia de acordo com a organização das conferências, mas, em média, um workshop tem a duração de 2 a 8 horas.
Quem participa dos workshops, além de ter a possibilidade de aprender mais sobre algum assunto relacionado à música e seu mercado, também pode fazer novas conexões com as outras pessoas que fazem a aula. Ao final, os participantes ainda recebem uma certificação por ter concluído o curso.
Mesas Redondas
As mesas redondas são debates promovidos pelas conferências, nos quais profissionais já estabelecidos no mercado da música têm a liberdade para discutir determinados assuntos do ramo. Ali, todos os participantes estão em pé de igualdade, e o que vale é a fluidez de uma conversa sem roteiro pré-definido que gera questionamentos importantes a respeito do mercado da música. Das conversas, podem sair histórias e compartilhamentos de experiências que, assim como as palestras, enriquecem o conhecimento de quem acompanha de perto.
Rodadas de Negócios
Antes de tudo, as conferências são grandes concentradores de pessoas relacionadas ao mercado da música. Por isso, nada mais natural do que surjam momentos em que se reúnam artistas, empresários, produtores, donos de selos, gravadoras e diretores de festivais em um ambiente propício ao fechamento de novos negócios e contratos.
Este é um evento com vagas disputadas, mais restrito e exclusivo das conferências, às vezes é necessário que os participantes sejam selecionados através de editais ou outras formas de triagem. Quem tem a chance de entrar nestas rodadas, tem uma grande oportunidade de apresentar seu trabalho diretamente para compradores de shows, programadores de eventos, ouvir feedbacks e até mesmo vender seu show para um grande festival. A ideia nas rodadas é aproximar compradores e programadores de shows nacionais e internacionais de artistas e bandas que já estejam com seus projetos prontos para circulação através de shows e turnês.
Pitch
O pitch, em alguns casos, é o momento mais aguardado do evento, como acontece com o Pitch de novos artistas da SIM São Paulo. Eles são apresentações curtas de 2 até 10 minutos, onde uma ideia é apresentada a uma banca de curadores interessados. No caso das conferências de música, o mais comum é que artistas se apresentem para representantes de gravadoras, mas também existem casos em que são apresentados produtos ou ideias inovadoras no mercado da música para uma banca de investidores.
Novamente, é necessário que os participantes do pitch sejam aprovados previamente para que possam comparecer ao encontro. Quem participa deles tem uma oportunidade única de se lançar no mercado da música e garantir um contrato duradouro para tornar realidade um projeto com o qual sonha há algum tempo.
Showcases
Os showcases são oportunidades de apresentações do trabalho artístico e musical, ao vivo, do seu trabalho durante as conferências. As apresentações podem ser feitas ao público e também exclusivamente aos compradores, os programadores de eventos, empresários do setor artístico, gravadoras e selos. Os showcases são uma chance para que artistas conquistem o público e ganhem espaço no mercado.
Shows
Antes de mais nada, as conferências são encontros que comemoram a música. A depender do evento, é possível que sejam oferecidas apresentações de artistas já consagrados pelo mercado ao público geral. Nesses casos, os shows valem por si só. Os músicos já são conhecidos, como no caso da apresentação do João Bosco no Tum Festival 2022. A intenção desses momentos é de aproximar o público de seus ídolos!
Afinal, de que forma as conferências de música movimentam o mercado?
As conferências oferecem diversas oportunidades para que os envolvidos no mercado da música tenham um crescimento profissional em seus respectivos ramos de atuação. Além disso, os encontros abrem as portas para que vários negócios sejam fechados, e músicos independentes possam mostrar seu trabalho a programadores, curadores, compradores, selos, gravadoras e produtores. Tudo isso gera uma rede de contatos gigantesca, que possibilita a ampliação de horizontes para os envolvidos, e faz com que novas oportunidades apareçam, tanto dentro, quanto fora da conferência.
Esses encontros também movimentam a indústria criativa, geram centenas de empregos diretos e indiretos nas cidades em que acontecem, alimentando a economia local de comércio e serviços como hospedagem, transporte, gastronomia, entre outros.
A TUM CULT é responsável pela realização do Tum Festival, um dos maiores festivais e conferências de música do Sul do Brasil! Para se inteirar sobre nosso evento e mercado da música, receber novidades incríveis, nos siga em nossa página do Instagram.