Torcuato Mariano

Produtor Musical
Rio de janeiro

Torcuato Mariano é guitarrista, compositor e produtor de sucessos da música brasileira, nascido na Argentina e radicado no Brasil, desde 1977, Torcuato completou 40 anos de carreira, em 2021, sempre ao lado dos maiores artistas brasileiros. Acompanhou músicos de todos os gêneros e estilos musicais do país, dentre os quais podemos citar: Djavan, Jonhy Alf, Cazuza, Lobão, Gal Costa, Marina Lima, Flavio Venturinni, Leo Gandelman e muitos outros. 

Como produtor, Torcuato assina inúmeros álbuns de sucesso da música popular brasileira, como os dos artistas: Hamilton de Holanda, Paulinho da Viola (“Beba da Chama ao Vivo” – com o qual recebeu o prêmio Sharp de melhor produtor de samba ); Eumir Deodato, Flavio Venturini Fabio Junior (“Só Você” – que alcançou  1 milhão de cópias no mercado brasileiro). 

Mariano, como compositor, recebeu prêmio Sharp de Música na categoria“ Melhor Compositor de Música Popular”, com a canção“ Me chama que eu Vou” interpretada por Sidney Magal. Já no modo músico de estúdio, participou de álbuns emblemáticos do Pop Nacional e da MPB: Marina Lima – “Virgem”; Djavan – “Coisas de Acender”, “Rua dos Amores”, “Ária” e “Vesúvio” Lobão – “O Rock Errou”; Cazuza – “Ao vivo Teatro Ipanema”; Flávio Venturini – “Noites Com Sol”.

Em 1993, Torcuato lançou seu primeiro de 6 álbuns solos pela gravadora Windham hill, iniciando uma carreira internacional, com o qual ficou entre os 10 artistas mais tocados no estilo “New adult contemporary”, conforme a publicação da revista Billboard. De 1994 a 1996 trabalhou como gerente artístico na BMG e, de 1996 a 2002, trabalhou como Diretor de artístico da EMI, na administração de um cast que incluia Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Exaltasamba e muitos outros sucessos. 

No ano de 2012, começou a produzir os programas “The Voice Brasil”, “The Voice Mais” e o “The Voice Kids”, sendo premiado com este último com o Emmy Awards Nominne, em 2018. 

Torcuato assinou a produção musical do Especial de fim de ano do Roberto Carlos, em 2015, com a Banda Jota Quest. Em 2020, além dos programas The Voice, The Voice kids e The Voice Mais, Torcuato também assinou os arranjos e participou como músico dos álbuns da Erika Ender, Noel Schajris, Zoe Scoot e do cantor Daniel.

Até em 2023, ele continua como produtor dos realities musicais da Globo e trabalhando como produtor musical e tocando com artistas como Djavan e Flavio Venturini. Atualmente, assina a produção musical do áudio visual Intemporal da Claudia Leite e a Produção Musical do Documentário para sempre paquita, além de vários shows e workshops pelo Brasil inteiro.