Produtor Musical
Rio Grande do Sul
Produtor musical consolidado da cena pop alternativa do sul do país, Marcelo Fruet contribuiu com uma série de artistas, como Dingo Bells, Apanhador Só, Pública, Mulamba, Da Guedes, Trabalhos Espaciais Manuais e Chimarruts. Recentemente, começou a realizar alguns trabalhos internacionais de produção e mentoria para artistas dos EUA, Uruguai e Peru, entre outros. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música de produtor musical em 2018 e 2019, e é membro da AES International e da The Latin Recording Academy.
Formado em Publicidade (PUC-RS) e Audio (IAV-SP), o produtor estudou música no L.A.M.A. (Los Angeles Music Academy) e conta com extensão em Tecnologia Musical (UCLA-U.S.), Música & Negócios (PUC-RIO) e Música, Copyright & Tecnologia (PUC-RIO). Participou também de diversas atividades complementares com nomes de peso do setor, como por exemplo o produtor e engenheiro britânico Tony Platt (Bob Marley, AC/DC etc) e o engenheiro Geoff Emerick (Beatles, Jeff Beck etc).
Na área de educação, apresentou atividades como mentor, palestrante e oficineiro em feiras, festivais e universidades, tais como Emory University (EUA), The William & Mary University (EUA), Fest Contrapedal (UY) e Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM SP), entre muitos outros.
No cinema destacam-se o longa-metragem “Envelhescência” (Gabriel Martinez/ LadoB São Paulo, 2015) e o premiado curta de ficção “Amigos Bizarros do Ricardinho” (Augusto Canani, 2010).
Para a televisão, Fruet dirigiu, compôs e produziu com sua equipe todas as trilhas originais para mais de 40 seriados e programas da FISH TV e TVE-RS, entre outras centenas de publicações, totalizando quase mil fonogramas.
Na área de publicidade, destacam-se trabalhos realizados para clientes como RBS-TV, John Deer, Gogó, Loop Reclame, Iguatemi, Fórum Social Mundial, CineEsquemaNovo, Zeppelin Filmes, Mínima, Dez Propaganda e Escala, entre muitas outras agências, produtores(as) e diretores do Brasil.
Como artista, já integrou diversas bandas (FLU, Groove James, Bichano da Massa, Universo Colorido etc) e tem dois discos solo lançados, com turnês internacionais passando por EUA, Japão e Brasil, incluindo apresentações em festivais como SXSW, CMJ NYC, Kansai Music Conference, Brasil Rural Contemporâneo, Morrostock e Macondo Circus.
Principais premiações recebidas:
• Prêmio Profissionais da Música (2020): Melhor Trilha Série TV (A Meta)
• Prêmio Profissionais da Música (2020): Produtor de Trilha para Séries TV
• Prêmio Profissionais da Música (2019): Produtor Musical do Ano • Prêmio Profissionais da Música (2018): Produtor Musical do Ano • 20º Prêmio Açorianos de Música: Produtor Musical do Ano • 17º Prêmio Açorianos de Música: Revelação do Ano, Melhor Compositor Pop, Projeto Gráfico e Troféu RBS Cultura pelo conjunto da obra.
• Festival de Cinema de Gramado (2010): Melhor Trilha Sonora Original na mostra nacional de curtas 35mm, por “Amigos Bizarros do Ricardinho”, de Augusto Canani.
• Vitória Cine-Vídeo (2010): Melhor Música Original, por “Amigos Bizarros do Ricardinho”, de Augusto Canani. • Melhor Trilha Original no Prêmio Histórias Curtas RBSTV (2003)