Sala Abierta
Rio Grande do Sul
Kika Simone é uma produtora, guitarrista e compositora brasileira que estudou piano e violão popular no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) em Bagé. Ela viveu em Porto Alegre por muitos anos e fez parte de várias bandas, incluindo Phosphurus (2001-2007), Os Interdimensionais (2004-2008) e Electric Mind (2009-2011).
Em 2010, ela se mudou para Buenos Aires, onde teve a oportunidade de expandir seu trabalho autoral gravando, produzindo e tocando com artistas da Argentina e de outros países. Ela também fez parte da direção do selo discográfico Solistas No Tan Solas (AR) e fundou o Sala Abierta Session, que hoje se tornou uma produtora.
Em 2016 Kika criou junto ao coletivo Mulheres criando a extensão do ciclo que virou Sonora Festival de Mulheres Compositoras em Buenos Aires e Montevidéu, o festival hoje ocorre em 16 países e hoje estamos trabalhando para um grande encontro de compositoras na fronteira Brasil e Uruguai, para fortalecer a cena autoral da região.
O projeto Sala Abierta começou em 2014 no estúdio de gravação Templo Enfermo, em Buenos Aires. As sessões ao vivo eram realizadas com artistas de várias partes do mundo, incluindo Buenos Aires, Tierra del Fuego, Santa Fé, Córdoba (AR), Barcelona (ES), Paris (FR), Austin (EUA), Montevideo (UY), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre (BR).
A Sala Abierta produtora reside hoje na cidade de Bagé, no sul do Brasil, onde iniciou um processo de articulação e prevê a produção de artistas e espetáculos independentes que promovam intercâmbio e fortaleçam o cenário local, regional e internacional por ser fronteira com o Uruguai.