Festival Bocadim
Brasília - DF
É gestora e produtora cultural há 20 anos, audiodescritora, curadora, poeta e artista visual. Possui formação técnica em eventos pelo IFB – Instituto Federal de Brasília – Gama e graduação concluída em eventos pela mesma instituição de ensino. Atualmente cursa duas pós-graduações, sendo que a primeira em Gestão Estratégica de Eventos e a outra em Gestão de Eventos Culturais. Graduanda no sétimo semestre de Serviço Social (trancado). É gestora do Espaço Cultural Mapati e da Cia Teatral Mapati (Brasília) desde 2007.
Diretora-geral da Sala de Produções, uma produtora cultural e de ideias criativas e colaborativas desde 2012. Idealizadora e integrante do Coletivo de Blocos Fora do Armário que congrega 30 (trinta) blocos de carnaval LGBTQ+ desde 2018. Também em 2018, idealizou e compõe atualmente a Rede de Espaços Culturais Alternativos do DF. É Coordenadora geral do projeto Carnaval de Todas as Cores que fomentou a pré-produção de 21 blocos LGBTQ+ de carnaval em 2020 e em 2023 em uma Plataforma carnavalesca física, atraiu quase 70 mil foliões Brasilienses no carnaval.
Idealizadora do projeto REBU, atualmente uma coletiva que conta com a tradicional festa, uma banda e um bloco de carnaval. É idealizadora e coordenadora geral do @bocadimoficial BOCADIM – Festivalzim que em 2024 chegou a sua 10ª edição. Ainda, é idealizadora e co-fundadora do bloco de carnaval Vamos FullGil com repertório só com músicas do cantor e compositor Gilberto Gil e que em sua estreia em 2020 levou 8 mil pessoas no carnaval de Brasília. Idealizou e coordena o BDC – Bloco das Caminhoneiras no DF.
É fundadora e integrante da APTA – Associação de Produtoras Trabalhadoras de Arte e Cultura do DF, em fase de formalização institucional e agora com abrangência nacional. Está eleita presidenta do CRC -Conselho Regional de Cultura da RA I e está membro eleita da Diretoria como Coordenadora de festivais do centro-oeste da ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes. Coordena projeto de rede de espaços e coletivos denominada Territórios Culturais, desde 2020, que está em sua etapa de finalização com a participação de 15 espaços/grupos artísticos em sua maioria de viés identitário e em regiões periféricas do DF, além de membro e coordenadora de projetos da AAMA – Associação Artística MAPATI desde 2007.
Em 2022, em jornada empresarial promovida pelo SEBRAE/DF, participou da formação do Rock In Rio Academy, além de visita a arranjos produtivos locais na cidade do RJ acompanhados pelo SEBRAE local e nacional, como feira criativa na Ilha da Jibóia e reunião com gestores do Oi Futuro do Instituto Oi. Em 2023, precisamente em março, esteve em 03 (três) cidades norte-americanas (NY, New Orleans e Austin) realizando jornada de articulações, além de assistir shows cases de artistas especialmente em Austin (Texas) em razão do festival SXSW (South by Southwest). Já em seu retorno, formou-se no curso de extensão “Gestão de Mega Eventos 4.0 – da criação à realização” na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM em São Paulo.
Entre novos projetos com estreia em breve estão o Brasília Jazz Festival e a Galeria Efêmera, uma galeria de arte urbana no DF que visa a ocupação artística de passagens subterrâneas de pedestres no Eixo Rodoviário do Plano Piloto. Idealizadora e coordenadora geral do Circuito Carnavalesco de Rua Brasília em Folia que integrou 03 (três) territórios carnavalescos do DF em 2024 e reuniu mais de 30 blocos carnavalescos, bandas e artistas do Distrito Federal no Carnaval de 2024.
Por fim, está atualmente como avaliadora técnica e de mérito cultural dos projetos inscritos no Programa de Incentivo Fiscal, por meio Comissão de Análise do Programa de Incentivo Fiscal (CAP) na SUFIC Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Está coordenadora geral do Comitê de Cultura DF, projeto em termo de colaboração com o MinC, projeto com duração de 24 meses com atividades de mapeamento, pesquisa e realização de atividades formativas no campo da cultura.