Bento Jazz
Rio Grande do Sul
Carlos Badia é músico, compositor, escritor, produtor musical, ativador cultural e ativista ambiental desde o final dos anos 80. Foi produtor musical, violonista, compositor e um dos fundadores do grupo de jazz “Delicatessen”. O grupo trouxe reconhecimento nacional e internacional ao trabalho musical de Badia, que saiu da banda em 2012 para investir em sua carreira solo. Badia, que durante anos atuou em estúdios de áudio fazendo trilhas para publicidade, teatro cinema e animação, desde 2013 passou a investir apenas em sua carreira solo.
O resultado inicial foi ZEROS, um álbum duplo de 2015 que ganhou destaque entre críticos e sites de música do Brasil todo e é recheado de participações especialíssimas, como João Donato e Vitor Ramil entre outros. Foi diversas vezes premiado como instrumentista, produtor e compositor também no Prêmio Açorianos de POA, onde o cd ZEROS também se destacou como melhor disco instrumental de 2015. Na área literária, lançou em 2016 seu primeiro livro “Recortes On-Off Line”, um livro que mistura ficção, crônicas e alguma poesia, lançado em todo Brasil pela Editora InVerso de Curitiba. Em 2017 “Sílabas Ciladas” seu segundo livro que apresenta sua produção poética. E em 2023 “Excertos de Livros Que Nunca Li” outro livro de prosa. Em 2018 foi a vez de seu segundo disco chamado “0+2”, lançado somente no formato digital.
Também é o idealizador e foi o realizador do POA JAZZ FESTIVAL (eleito o Melhor Festival de Música de 2017 e 2019 pelo Prêmio Profissionais da Música) até 2019, pois Badia se afastou do evento neste após 7 anos, e segundo o saudoso musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello, um dos melhores festivais de Jazz do Brasil.
Agora está se dedicando exclusivamente ao Bento Jazz & Wine Festival, que está indo para sua quarta edição, festival realizado na serra gaúcha, e que ganhou em 2023 no Prêmio Profissionais da Música a categoria de Melhor Festival de Jazz do país. Além disso, atua como Curador de diversos eventos culturais, da música as artes plásticas, tanto em projetos próprios como em projetos encomendados por empresas e governos. Carlos Badia já realizou inúmeras palestras sobre música, composição, música para publicidade e arte, além de participar frequentemente de debates sobre o tema, bem como em júris de Festivais de música.
No final de 2021 Badia lançou VOO, seu terceiro disco totalmente instrumental. Seus outros discos misturavam tanto canções quanto temas instrumentais. Neste VOO, além de tocar guitarra, Badia também assume os arranjos, a produção musical, as programações, percussão e o violão nesse novo álbum, ao lado de uma banda formada por Rodolfo Stroeter no baixo, Fábio Torres no piano e Ricardo Arenhaldt na bateria. O disco ainda conta com a participação especial de músicos excepcionais como Gabriel Grossi (gaita de boca), Daniel D’Alcantara (trompete e flugelhorn), Daniel Zanotelli (flautas), Sady Homrich (derbake), e Rick Rafuagi, que participa de uma faixa atípica do CD, a única que não é totalmente instrumental, que ganhou rimas de rap, em uma mistura de hip hop com jazz.
Neste momento Badia prepara a produção de seu quarto álbum em um novo trabalho instrumental. Carlos Badia toca em uma guitarra Stacke Archtop de 07 cordas feita especialmente para ele pelo Luthier Jadir Stacke.
Agora em 2023, Carlos Badia lança sua nova banda, BRazz’nRAP, que mistura em fusão música brasileira, Jaz, Hip Hop e música Sul Universal, com 2 rappers, um DJ e um baterista. O Grupo lançou recentemente algumas demos e prepara-se para gravar seu álbum de estreia.