O futuro da música no Metaverso

Postado em 14/09/2022, 11:41

Shows altamente criativos, ações interativas, gamificação, NFTs exclusivos. Dentro do Metaverso, tendência que explodiu nos últimos anos, o céu é o limite – e o mercado musical já está se adaptando a esse novo ambiente.

O Metaverso é um espaço coletivo, virtual e compartilhado, que simula o mundo real, desenvolvido a partir da realidade aumentada e da internet.

A tendência trouxe novas possibilidades para diversas áreas, com ações de imersão e integração através de uma simples tela de computador ou celular.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A música no Metaverso

No mundo musical, não seria diferente. O Metaverso é capaz de ampliar e intensificar a conexão com o artista, criando experiências digitais únicas, que não seriam possíveis no mundo real.

Artistas como Ariana Grande, Lil Nas X, David Guetta e Emicida já realizaram shows exclusivos em plataformas digitais do ambiente virtual, que foram acompanhados por milhões de espectadores.

Além de se relacionar com seu ídolo de uma forma muito mais próxima, o usuário pode interagir com outros avatares, criar conteúdo na plataforma e construir uma comunidade virtual ao redor do mundo e a partir de interesses em comum.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Musicverse

Agora, imagine poder apontar a câmera do seu celular para determinado local e acessar uma experiência virtual interativa, com músicas do seu artista preferido, jogos e itens exclusivos para serem coletados. É isso que promete o Musicverse – a interligação entre a música e o Metaverso.

A nova plataforma digital quer transformar a forma como a música é consumida atualmente, através da associação de conceitos e recursos de áreas como gamificação e blockchain.

Um exemplo é a disponibilização de itens NFT para aquisição, tendência que também está começando a ser explorada dentro do mundo musical e que traz uma nova oportunidade de monetização para os artistas.

Além disso, diversas características presentes no mercado dos jogos podem ser adaptadas para o Musicverse, como a interatividade, a coletividade e o potencial de construção de comunidades.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O futuro da música

Mas será que dentro dos próximos anos todas as interações e experiências musicais irão migrar para o mundo virtual? Especialistas respondem que não!

Claro que a tendência é que, com o Metaverso, a realidade virtual se fortaleça cada vez mais no cenário musical. Porém, não existe um futuro que não envolva grandes shows e eventos no mundo físico também.

O ideal é entender o Metaverso como uma nova tela ou plataforma para o mercado musical, que traz possibilidades inovadoras e nunca antes imaginadas, tanto para artistas, como para amantes da música.