Live TumCult: os elementos por trás de uma grande identidade sonora
Timbragem e o papel do produtor musical foram alguns dos temas debatidos nesta terça-feira (28)
Qual artista não quer ser reconhecido pelo seu som? Despertar emoções? Deixar marcas? São coisas que a identidade sonora te dá. É uma estratégia de mercado? É. Mas é também o lugar que se encontra a sua essência musical enquanto artista ou banda.
“É onde tu reconhece de cara, de olhos vendados que é ‘fulano’”, resumiu Binho Manenti. O produtor musical explicou na live da @tumcult desta terça-feira (28) que existe um conjunto de fatores para se chegar nesse DNA.
Entenda os elementos deste combo musical
“Eu costumo tentar ver características, tentar buscar elementos daquele artista e que ali a gente enxergue algo que vire a marca daquela pessoa“, relatou. Para ele, o papel da produção musical é otimizar esses atributos: “Tentar pegar aquilo que eles têm de melhor e trazer pra frente. E o que não é tão pertinente, deixar pra um segundo plano”.
Binho é produtor musical do @rohmanelli e citou o artista como exemplo: “Ele já tem um timbre de voz que é bem peculiar e a gente explora isso junto com uma base de instrumentação que traga consistência pra voz dele”. Segundo Manenti, a melodia é a espinha dorsal da música, mas é a timbragem quem traz a textura do artista e impacta o nosso sistema cognitivo, criando aquela sensação de que “é o som certo do instrumento certo naquela música”.
Tenha um referencial
Se antes não se ouvia falar tanto em identidade sonora, hoje a busca é grande e a necessidade é presente. Isso porque com o mundo dos streamings, a música é consumida de forma bem mais dinâmica. Então, para se destacar hoje é preciso ter aquele ingrediente a mais que faz toda a diferença. E é aí que entra a gama de possibilidades e referências disponíveis: para você dar start na viagem do seu próprio universo musical. ”Saber da história, pesquisar quais artistas se destacaram, quais instrumentos foram usados… A partir daí, tu começa a busca de um som que tenha a ver com essa linguagem, que seja uma coisa inovadora dentro daquele estilo”, afirmou. É isso que vai direcionar as estratégias, os instrumentos, os arranjos e… a sua identidade.
Veja shows, analise, critique, perceba, sinta. E encontre a sua batida perfeita.