Live Tum Cult: vamos falar de música para cinema?

Postado em 03/06/2020, 18:37

Produtor musical explicou a importância das trilhas sonoras nas produções audiovisuais e falou de obras que marcaram o cinema

Qual a importância da música no cinema? Qual o papel a trilha sonora representa em uma produção audiovisual? Como produzir e conduzir a história através do som? Essa e outras dúvidas pertinentes foram respondidas na live do @tumcult desta terça-feira (05) pelo produtor musical Binho Manenti, que assina a trilha sonora da série Crisálida, lançada no dia 1º de maio na Netflix. 

Segundo o produtor musical, “o compositor pra cinema é um dramaturgo musical”, reafirmando a importância que a música exerce na produção de vídeo: contar uma narrativa alinhada ao roteiro, aos personagens e as imagens que compõe a obra. Filmes como Tubarão (1975), De volta para o Futuro (1985) ou The Good, The Bad and The Ugly (1966), revolucionaram a história cinematográfica e abriram um leque infinito de possibilidades sonoras. “Tem trilhas que são tão marcantes que dificilmente vamos ouvi-las sem associar ao filme”, comenta o produtor que trouxe estas e outras referências para seu mais recente trabalho, Crisálida. Vale destacar que a produção tem uma característica importante, pois foi feita também para o público com deficiência auditiva, sendo a primeira série bilíngue (libras e português) do Brasil. 

Manenti também afirma que a relação da música com o cinema vem desde que o cinema era mudo, quando já tinha o caráter de acompanhar, colaborar e emocionar junto com a imagem. Em Crisálida não foi diferente, uma produção que contou com cerca de 250 profissionais e muito trabalho, resultou em uma grande obra catarinense que conta com uma trilha sonora instrumental, pensada para ambos os públicos da série.

Agora partiu preparar a pipoca e assistir a série Crisálida e outras obras audiovisuais com novos olhos e ouvidos, sempre atentos à história que nos é contada através da música.