Live Tum Cult: Crica Gadotti dá dicas para elaborar um projeto cultural
A produtora cultural falou dos principais critérios de avaliação para ser aprovado em um edital
São tempos difíceis para a música, cultura e arte. Mas se tem uma coisa que os criativos sabem fazer é se reinventar. Por que não aprender coisas novas? Organizar o material? Já imaginou ser aprovado em um edital? Nesse período, se inscrever nos programas voltados à cultura tem sido uma alternativa para monetizar o trabalho. Mas o que define um bom projeto? Por onde começar? Calma, não é um bicho de 7 cabeças. E nós temos 7 dicas para te mostrar. A primeira coisa é se questionar: “O que você quer se dedicar que vai te deixar feliz? Com quem você quer estar? Por quanto tempo? Quanto vai custar?”, explicou a produtora cultural Crica Gadotti ontem na nossa live. Perguntas respondidas, bora seguir para a elaboração.
1. Escrita: Simples, clara e objetiva. Não usar termos difíceis, pois quem vai ler não conhece você nem o projeto. Buscar referências na internet. E lembrar: Se você não ganhar um edital na primeira vez, você ganhou experiência.
2. Objeto principal e conceito: Ambos têm que estar claros e definidos. Por exemplo: festival, show, exposição, álbum etc. Quando o produto englobar mais de uma ação, faça um recorte direcionado para o edital, para o avaliador entender o que você quer.
3. Público alvo: Pensar onde vai ser realizado, quem vai se beneficiar, qual legado vai deixar. Direcione também as estratégias de acordo com a linguagem de seu potencial patrocinador.
4. Título: É o convite, a marca. Um bom título, seja ele objetivo, técnico, poético ou contemporâneo, aliado à qualidade da apresentação apresentam a identidade do projeto.
5. Equipe: Uma equipe profissional e harmônica é fundamental. O currículo da equipe e do proponente é um ponto importante para avaliação.
6. Orçamento e cronograma: Quanto custa e por quanto tempo. Devem estar corretos e alinhados. Mas não deixe o orçamento limitar a ideia do seu projeto, a ponto de enxugar muito e não passar a essência do projeto.
7. Apresentação: Quanto melhor a qualidade visual e dos materiais enviados em áudio, vídeo e imagens, mais impacto o projeto terá.
Para fechar, segue a dica da CEO Tum Cult, Ivanna Tolotti: “Menos é mais, não precisa florear, uma essência boa e bem feita acaba dando resultado”.