Itália pode ganhar uma “Netflix da cultura”
Governo estuda criar uma plataforma paga de cultura italiana
O isolamento social por conta da crise causada pela Covid-19 “nos fez entender profundamente o potencial enorme da internet para a difusão de conteúdos culturais, pois houve uma explosão de criatividade”, disse o ministro dos Bens Culturais e Turismo da Itália, Dario Franceschini, em entrevista à emissora italiana “Rai 3”, no dia 18 de abril. O político afirmou que o ministério pensa na possibilidade de criar uma plataforma online de acesso à cultura nacional e mundial durante o período de quarentena, segundo a agência de notícias internacional ANSA.
“Estamos analisando a criação de uma plataforma italiana que permita oferecer a todo o mundo a cultura italiana através de pagamento, uma espécie de ‘Netflix da cultura’, que pode servir para essa fase de emergência para oferecer os conteúdos culturais com uma outra modalidade”, disse.
O turismo e a cultura são alguns dos setores mais impactados pela pandemia, sendo o primeiro equivalente a 13% do PIB do país. Enquanto o distanciamento social estiver em vigor, a plataforma via streaming pode ser uma boa pedida para a Itália e os profissionais do setor cultural.