Festivais online são um respiro na quarentena

Postado em 07/04/2020, 9:35

Transmissões online são alternativa para o isolamento

Na contramão dos cancelamentos causados pelo Covid-19, uma alternativa que tem se mostrado viável são as transmissões online. Muitos artistas têm organizado lives de shows em vários formatos, com apresentações mais intimistas em casa, ou shows completos em casas de shows vazias e até grandes festivais via streaming. 

Confira as diversas iniciativas pelo país

#FestivalFicoEmCasaBR

O #FestivalFicoEmCasaBR começou no dia 24, e vai foi até a noite de sexta-feira, 27 de março. Ao todo foram mais de 40 horas e mais de 70 apresentações de todos os gêneros e pesos, desde artistas consagrados até nomes novos! Teve Daniela Mercury, Maria Gadú, B Negão, Emicida e também artistas que tem se destacado na cena brasileira, como Boogarins, Francisco El Hombre, Menores Atos, Luê, Castello Branco e mais. O encerramento do lineup ficou por conta do artista Paulo Miklos. 

Eu fico em casa

Vale lembrar que a versão brasileira foi inspirada no festival Eu fico em casa, que aconteceu primeiramente em Portugal, do dia 17 a 22 de março, para impedir a propagação do vírus e ainda incentivar o público a ficar em isolamento. Foram 40 horas de música, com 78 artistas divididos em seis dias e com shows também exibidos ao vivo no perfil de cada artista que participou e pelo instagram do festival. 

Isolamento Acústico

Outra iniciativa muito legal que também aconteceu foi o festival online de música regional Isolamento Acústico. Criado pela Loop Discos. A programação foi do dia 17 de março a 9 de abril. Entre os “artistas confinados”, estavam Lucas Silveira, Carla El e Duca Leindecker.

Festival Música em Casa

O “Festival Música em Casa”, da Universal Music, fez tanto sucesso que prorrogou a data de encerramento.  A programação começou no dia 20 de março e se entende até 04 de abril. 

#tamojuntoO jornal O Globo entrou nessa e promoveu o festival #tamojunto, que também teve milhares de views na primeira semana e resolveu repetir. A primeira edição foi do dia 20 ao domingo 22, das 18h às 22h. Vários músicos conhecidos fizeram shows de cerca de 30 minutos, transmitidos no site e nas redes sociais do jornal e nas contas de cada artista no Instagram. Teve Martinho da VilaAdriana Calcanhotto, Duda Beat e o Di Ferrero, que ainda estava em recuperação da Covid-19 e em isolamento na sua casa, em Florianópolis. Já a segunda edição foi de 26 a 29 de março, com atrações como Zélia Duncan, Rael, Duda Beat, Moacyr Luz e Baby do Brasil.