E tempo e as coisas

Postado em 04/09/2020, 20:06

Opinião por Morango Gomes

O cenário duro e incerto do coronavírus nos desafiou a olharmos para dentro de nós mesmos, sob todas as formas. Há quanto tempo não tínhamos tempo… para arrumar a casa, para fazer uma refeição que amamos, para começar a fazer exercícios e, principalmente, se olhar no espelho, cuidar-se. Mas não me refiro ao cuidar-se de todos os dias antes de sair: a maquiagem em cinco minutos, o escovar os dentes enquanto respondemos as mensagens no celular. Eu me refiro ao olhar para dentro com profundidade, a dialogar com sua luz e sombra, a perguntar-se: e agora?… O que faço com o tempo?

Uma das reflexões mais recorrentes tem sido o encontro com o excesso. A imposição do demasiado tempo em casa nos obrigou a enxergar o quanto compramos, e, portanto, a refletirmos sobre o vazio de sentido na maioria das aquisições que fazemos. E aí encontramos a resposta da tal falta de tempo que nos afetava anterior ao coronavírus. Tudo o que adquirimos nos exige tempo, tempo para cuidar, tempo para limpar, para trocar de lugar, consumindo um tempo precioso de vida. Vivemos para as coisas, servimos as coisas, quando deveríamos viver para a vida e as coisas simplesmente nos servirem.

Portanto, a pandemia nos ensina a lição de olhar para a nossa verdade, para nossa essência e nossas reais NECESSIDADES. Não é um depoimento contrário ao consumo, mas uma proposta de reflexão sobre o que realmente precisamos.

A maior vantagem de se ter mais tempo é poder se perguntar sobre o que deve permanecer no seu guarda roupa, na sua casa e na sua vida. Sob um pensamento mais filosófico, repensar inclusive sobre quem deve merecer estar na sua vida. Talvez muitas coisas ou pessoas que não tenham mais sentido para você, independente do motivo, devam seguir o fluxo.

Sempre busque no produto o alinhamento das mensagens que você deseja passar, desta forma aumentará a assertividade na escolha, conferindo bem-estar, inteligência de compra, sustentabilidade, melhor gestão de tempo e, principalmente clareza na identidade.

Aproveite e faça sua lista de coisas, pessoas e ações que merecem seu precioso tempo e que devem seguir com você.