Dicas de produção musical para iniciantes
Marcelo Fruet traz percepções únicas sobre o início no mercado da produção musical
Na última semana, conversamos com Marcelo Fruet, produtor musical, sobre a que profissão no século XXI, contando um pouco do histórico e como ela se configura atualmente. Hoje, voltamos ao assunto com ele para trazer algumas dicas às pessoas que estão a procura de iniciar uma carreira na área.
Segundo Marcelo, “para iniciar na produção musical, só é necessário ter apreço por música e muita vontade de se dedicar”. Não é preciso ter acesso a equipamentos muito específicos para começar, a sugestão é de que se invista em um computador com acesso a um programa de edição de áudio, conhecidos no meio da produção como Digital Audio Workstation (DAW), em conjunto com um controlador para ele, conhecido como controlador Midi, e uma placa de som, que permite aos computadores reproduzir áudio 一 Laptops já possuem placas de som embutidas. Além disso, ter acesso a “um par de monitores de áudio ou um headphone profissional, já possibilita fazer muita coisa”.
Com os equipamentos em mãos, é preciso procurar os primeiros clientes. Nesta fase, “a maior dificuldade que um produtor iniciante pode encontrar é a ansiedade, pois a profissão exige muita experiência e conhecimento, coisas que só evoluem com muito tempo de dedicação. Às vezes a curva evolutiva pode demorar mais do que gostaríamos para acontecer”, explica Marcelo.
Já no caso daquele artista que também produz suas músicas, Marcelo afirma que o processo evolutivo é um pouco mais rápido, “pois essa pessoa não precisará de tanta desenvoltura fora de seu nicho específico”. Ele completa ao dizer que “no caso de um produtor externo ao trabalho, como um psicólogo, treinador ou outros, o caminho é bem longo”.
Apesar das dificuldades, se destacar no mercado ainda é possível, para Marcelo, a melhor forma de fazer isso é se diferenciando dos demais produtores musicais. “Tem que se esforçar exaustivamente e seguir tentando até conseguir. A perseverança junto com a vontade de re-aprender constantemente com seus erros, acho que são o caminho mais tranquilo para esse fim. Pensar muito em conceitos como personalidade, identidade, autenticidade e diferenciação, pode ser um bom começo”.
Para isso, “é preciso pensar em quais etapas você tem uma forma eficiente e única de agregar qualidade e impacto ao trabalho de seus clientes. E aprender a comunicar e vender esta ideia pra eles, para que enxerguem com clareza o que você tem para dar”, completa o produtor.
Para isso, “é preciso pensar em quais etapas você tem uma forma eficiente e única de agregar qualidade e impacto ao trabalho de seus clientes. E aprender a comunicar e vender esta ideia pra eles, para que enxerguem com clareza o que você tem para dar”, completa o produtor.