Dicas de Marketing Digital para músicos
Levar suas músicas até o público não é fácil, mas o marketing digital pode te ajudar com isso!
Todos os dias, o marketing usa a música como ferramenta para chamar a atenção do público. Por que não fazer o contrário, e utilizar técnicas de marketingpara fazer sua música chegar ao público? Seja para conseguir mais ouvintes mensais em Plataformas de Streaming, ter mais seguidores em suas redes sociais ou pessoas em seus shows, existem formas de chamar a atenção na internet, e alcançar os ouvidos de todos de forma mais rápida.
Para isso, são utilizadas algumas técnicas de venda na internet. Elas podem parecer complicadas de início, mas temos certeza que você vai se sair bem, afinal, a parte mais difícil já está feita 一 Sabemos bem que compor uma música não é nada fácil! Além disso, nós aqui Tum Cult preparamos este guia para te ajudar a começar no caminho do marketing digital para sua carreira na música.
Marketing para músicos: O que você precisa saber para começar?
Antes de mais nada, é preciso entender que, para o marketing, sua música é um produto a ser vendido, e nem estamos falando do uso de NFTs no mercado musical. Cada pessoa que ouve sua obra, vai a um show ou segue em uma rede social é um cliente que foi convertido, ou seja “comprou” seu produto.
Outra coisa importante de se saber é quem escuta suas músicas. Quanto mais você conhecer sobre as pessoas que te acompanham, mais fácil será planejar suas futuras campanhas de marketing. O objetivo dessas ações deve ser a difusão de seu trabalho para o público certo, mas também, de captar leads, que são pessoas que deixaram o contato com você. Eles podem ser explorados para divulgar suas obras de forma ainda mais certeira, mas este é um assunto um pouco mais complexo. Neste artigo vamos nos focar no básico.
Como divulgar sua música através do marketing?
Já falamos da importância de conhecer seu público alvo, mas saber quem te segue nem sempre é fácil. O primeiro passo para sua campanha de marketing deve ser focado em conhecer o perfil das pessoas que já te conhecem e gostam de seu som. Caso você ainda esteja no início de sua carreira e não tenha essa informação, pense em quem você gostaria que sua música atinja. Também é possível encontrar pessoas que gostem de artistas com os quais você se identifica em fóruns e blogs pela internet. Esses são bons lugares para conhecer melhor quem você quer atingir nas redes.
Os principais pontos a se ter em mente são a faixa etária, quais seus gostos e preferências musicais e em qual região do país o seus ouvintes ideais vivem. Com essas informações reunidas, fica mais fácil definir alguns pontos importantes para a sua campanha de marketing digital.
A primeira coisa que pode ser pensada a partir do público alvo, é a estética de sua campanha. Ela deve ser pensada para chamar a atenção de quem tem mais chances de ouvir sua música, ao mesmo tempo em que representa você enquanto artista. A linguagem utilizada deve seguir a mesma lógica.
Dependendo do meio em que for divulgar seu trabalho, você pode utilizar alguns recursos diferentes para chamar a atenção do público. No Instagram, por exemplo, existem as opções de vídeos, fotos, carrosséis, reels e até mesmo stories. Cabe a você definir qual é a melhor forma de atingir seu público. E não se preocupe se alguma coisa não funcionar de início. Sempre é possível adaptar a estratégia, e mudar a forma e o meio de comunicação para atingir o maior número de pessoas possível.
Independente do meio, é interessante utilizar algumas frases que funcionam como gatilhos, e chamem o público para algo que você queira que eles façam. Essas frases são conhecidas como Call to Action, ou CTAs, e devem ser utilizadas pelo menos uma vez a cada postagem. Alguns exemplos são:
- Escute nossa Playlist no Spotify!
- Conheça minha nova música!
- Não perca tempo, garanta seu ingresso!
Depois de ter definido o meio, o formato e a linguagem de sua campanha, é hora de colocá-la no ar. Nesse momento, você tem algumas opções. Se for publicá-la em uma rede social, é possível que isso seja feito de forma gratuita, mas também pode ser gerado o chamado tráfego pago. A diferença é que, no tráfego gratuito, a publicação será distribuída de forma orgânica pela rede social, seguindo seu algoritmo, o que, na maioria das vezes, resulta em um alcance menor. Já com o uso de anúncios pagos, você tem uma chance maior de chegar até as pessoas. A principal desvantagem é a necessidade de investimento financeiro, mas o retorno é alto desde que você utilize os filtros disponibilizados pelas plataformas na hora de anunciar. Pode parecer uma tarefa difícil, mas basta que você saiba quem é seu público alvo, o que já foi pesquisado antes de começar a produção de sua campanha!
O Marketing digital é um assunto complexo. Neste guia, trouxemos algumas dicas iniciais para que você possa iniciar nesse mundo com o pé direito e leve sua música para o maior número de pessoas possível. Lembrando que em nosso Instagram já demos algumas dicas de marketing para músicos iniciantes, porém fora da internet! Clique aqui e confira!
Para isso, são utilizadas algumas técnicas de venda na internet. Elas podem parecer complicadas de início, mas temos certeza que você vai se sair bem, afinal, a parte mais difícil já está feita 一 Sabemos bem que compor uma música não é nada fácil! Além disso, nós aqui Tum Cult preparamos este guia para te ajudar a começar no caminho do marketing digital para sua carreira na música.