Comunicação em foco: Google lança fundo emergencial para jornalismo

Postado em 03/06/2020, 17:31

Pequenos e médios veículos podem se inscrever até o dia 30 de abril

Entre diversas ações em prol da economia criativa que algumas empresas estão realizando, chegou a vez da área jornalística ser atendida. O programa Google News Initiative anunciou na semana passada o lançamento do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, para ajudar jornalistas afetados pela crise do coronavírus. O fundo deve auxiliar milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, e empresas que cobrem o noticiário local.

“O financiamento será aberto a organizações de mídia que produzem conteúdo original voltado a comunidades regionais durante a crise atual. Os valores irão de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte, essas quantias vão variar também de acordo com a região”, explicou em postagem Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google.

Veículos de imprensa de qualquer lugar podem se inscrever para receber recursos – basta preencher este formulário, até a madrugada do dia 30 de abril de 2020, às 3h59, horário de Brasília. Segundo o executivo, que não informou o valor total do fundo, “ao fim dessa etapa, vamos anunciar quem vai receber os fundos e como cada veículo vai usar o dinheiro”.