Como nasceu o Curso Musica & Negócios, da PUC-RIO
Conheça a história e os objetivos do melhor curso de Music Business do Brasil
Parceiro de longa data do TUM Festival, o Curso Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação, da PUC-Rio, existe há mais de 10 anos e atualmente é considerado o melhor curso de music business do Brasil. Hoje, vamos trazer um pouco da história e importância deste curso tão necessário na profissionalização de novos músicos através de uma entrevista com Leo Feijó, coordenador do Música & Negócios.
Como nasceu o Música & Negócios
No final dos anos 2000, o Instituto Gênesis, da PUC-RIO, começou uma série de workshops e pesquisas sobre a economia da música coordenadas pelo professor José Alberto Aranha. Em 2012, Leo Feijó assumiu a coordenação de diversos cursos a respeito do setor da economia criativa, e decidiu relançar o Curso Música & Negócios. ”Minha trajetória é no setor da música, em especial na criação de casas de shows e festivais no Rio de Janeiro. Assim, relançamos o programa”.
Com a chegada da pandemia, veio a impossibilidade de aplicar o curso de forma presencial. Para manter a relevância, o projeto foi reestruturado em 2020 e passou a oferecer um programa de ensino a distância (EAD). O programa, desde então, passou a incluir vários enfoques. “Agora são diversos programas, incluindo cursos sobre o Ecossistema da Música, Direito Autoral, Marketing, A&R e outros”, afirma Leo.
Objetivos do Música & Negócios
Segundo Leo, o principal objetivo do curso é “de preparar músicos, produtores e outros profissionais para o mercado da música, além de ajudar no planejamento de carreiras artísticas ou aqueles que desejam atuar como executivos na indústria”. Para isso, os alunos entram em contato com aulas, vídeos, podcasts, palestras e participam de fóruns virtuais que promovem a ligação entre os estudantes, pesquisadores e os principais nomes da indústria musical.
Para garantir que o curso esteja sempre atualizado, Leo viaja pelo Brasil participando de feiras, eventos e congressos de música. Para ele, “O circuito de feiras e congressos é essencial para as trocas, para que possamos compreender e discutir as tendências do setor, aprender com outros profissionais e desenvolver parcerias”, e completa ao afirmar que “O TUM Festival é muito importante no mapeamento, promoção, difusão e fomento da música e do ecossistema da indústria da música no Brasil. É um ponto de encontro para profissionais e empreendedores de todas as regiões do país”.
Se você se interessou pelo curso, pode acessar o site www.musicaenegocios.com, ou procurar por ele no Instagram, em @escolamusicaenegocios