Como fazer um bom show?
Barral Lima comenta sobre diversas etapas da montagem e circulação de um show
Todo músico sonha em estar em um palco, com o olhar fixo à frente, em uma platéia vibrando com sua música. Construir um show impactante não é tarefa fácil, mas para te ajudar com isso, nós aqui do TUMconversamos com Barral Lima, C.E.O. da UN Music e produtor musical que já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira, para trazer algumas dicas de como construir um bom show.
1º Passo para um show de sucesso
Antes de começar a montagem do show propriamente dito, é preciso entender qual o seu estilo musical. Descobrir seu propósito na música exige uma análise profunda, segundo Barral, “a primeira é de dentro para fora, buscando o máximo de autenticidade possível. Entender o seu lugar, de onde veio, suas referências e influências é um bom começo”. Isso vai permitir que você construa a imagem que quer passar durante a apresentação, desde a escolha de roupas, construção de palco e até mesmo a sonoridade que quer apresentar ao seu público.
Conhecer quem irá assistir seus shows também é uma etapa importante desta construção. Para isso, os serviços de streaming podem ajudar muito, já que permitem a formação de um público antes mesmo de fazer a primeira performance. Além disso, Barral lembra que eles também podem ajudar a entender melhor onde está a sua audiência através dos insights e todas as métricas que as plataformas disponibilizam. A partir disso, é possível fazer as escolhas de forma consciente, para que o impacto seja o melhor possível.
Com esse conhecimento, é possível pensar no repertório de sua apresentação. “Pode ser um show 100% autoral ou você pode mesclar com as algumas boas releituras, deixando o show mais palatável para o público. Eu sempre gosto de inserir releituras que ajudem o público a entender qual é a proposta artística que queremos apresentar, mostrando um pouco das influências do artista”, explica Barral. O produtor ainda sugere que se tenha uma variedade de formatos diferentes para seus shows, variando o repertório e até mesmo as formas de apresentação. “Por exemplo: ter um formato voz e violão, outro mais enxuto de duo ou trio. Daí ter um formato com a banda grande para palcos e eventos maiores”.
Show pronto? Hora de circular!
Antes de agendar muitos shows, é preciso entender qual o momento de sua carreira você se encontra, e qual o formato do seu show. “Não adianta você pensar numa mega banda se você não conseguir circular com o seu show. Então tente ser o mais objetivo possível quando for pensar nesse formato; quantos músicos, equipe, técnica, etc”, comenta Barral, que completa “Quando se trata de showcase, o ideal é ter um grupo enxuto, que consiga transmitir a ideia de sua música, viabilizando o máximo a logística, mas que cause o melhor impacto ao público”.
Tendo o repertório e a estrutura básica do show pronta, é hora de pôr tudo isso em prática. Barral explica que um show sempre está em desenvolvimento, mas é preciso começar a circular, para que se perceba as reações do público. É possível fazer ajustes e melhorar a apresentação ao longo do tempo, o principal, é estar pronto para subir aos palcos. “Quanto mais você ensaiar para uma primeira apresentação, mais fácil você vai perceber as melhoras que podem ser feitas para as próximas”. Quanto melhor for seu show, mais fácil será a circulação.
Se o seu momento é de circular muito, e quer ter a agenda cheia, é preciso entender que o mercado está sempre à procura de novidades. “ é importante você ter uma constância de lançamentos. Para isso você precisa estar sempre compondo e se reinventando através de suas obras”, afirma Barral, que adiciona “É um processo de produção musical, lançamentos, preparação do show, construir uma agenda, divulgação dos lançamentos e shows e já começar a pensar no projeto seguinte, no próximo passo. Por isso acredito que um artista em começo de carreira precisa ter um planejamento de 2 a 5 anos de produção ininterrupta. Senão corre o risco de morrer na praia”.
Para chegar a este nível de detalhamento, é preciso prestar atenção em muitos detalhes, e entender sua carreira musical como um negócio. Isso inclui desde o planejamento criativo, financeiro e até mesmo o marketing por trás dessa empresa. “Precisa planejar, investir, pesquisar, fazer relacionamentos e se comprometer com a sua carreira. Nenhum negócio acontece de uma hora pra outra e sem uma estratégia”, o resultado esperado surge a médio e longo prazo.
Por fim, Barral deixou uma mensagem a todos os músicos: “Uma coisa importante é você sempre fazer o melhor show da sua vida quando estiver no palco. Não importa que tenha 1 ou 100 mil pessoas. Você nunca vai saber quem está te vendo ali. Às vezes numa plateia de poucas pessoas, como costuma ser alguns showcases, por exemplo, pode estar ali alguém que vá mudar a sua vida. Então nunca menospreze nenhum público. Subiu no palco, dê o seu melhor, seja onde for”.