Com vocês, Maria Amélia!

Postado em 11/10/2018, 0:00

A experiência de mais de 25 anos e o know-how a precedem. Maria Amélia Abdalla, um dos nomes mais importantes no mercado musical, é presença confirmada na 2ª edição do TUM Sound Festival que acontece de 1 a 4 de novembro na capital catarinense. A gerente de negócios da Francal Feiras e realizadora da Expomusic – Feira Internacional da Música – a maior da América Latina -, vai participar da Rodada de Negócios, que será realizada no Sebrae, e conversou com a equipe do TUM, por e-mail. Ela falou sobre fortalecimento do mercado musical e os atuais desafios para os produtores de música.

TUM: Qual a importância de eventos como o TUM Sound Festival para a cadeia produtiva da música?
Maria Amélia: Eventos culturais, envolvendo a cadeia produtiva da música são essenciais para promover debates sobre tendências e tecnologias do setor além de promover atividades de negócios e conteúdos ricos em informações que promovem o crescimento e a profissionalização de toda a cadeia produtiva e criativa da música.

TUM: Pensar em música como um mercado?
Maria Amélia: A música contribui para o desenvolvimento de muitos mercados. Ela existe em muitos ambientes e pode ser inserida em tantos outros. Música é a expressão genuína e artística que está presente em nosso dia a dia, pode ser consumida por todas as idades, gêneros e classes sociais. Então, para mim, pensar em música como um mercado é pensar nas diversas possibilidades de empreender, de crescer e desenvolver a economia criativa, a cultura e a educação.

TUM: Como está o cenário do Mercado da Música atualmente?
Maria Amélia: É notório que o cenário do mercado musical tem passado por muitas mudanças nos últimos tempos e que temos ainda muitos desafios mediante aos novos comportamentos adotados por parte dos consumidores de música. Atualmente percebo uma busca constante de todos nós, que atuamos neste cenário, em entender as mudanças e transformações do segmento, principalmente as advindas dos avanços tecnológicos que tivemos nestas últimas décadas. Sendo assim, ao meu ver, o cenário do mercado da música está atualmente em processo de reestruturação para se adaptar às novas tecnologias, que sem dúvida, mudaram a forma de produzir, gravar, divulgar, comercializar e consumir a música.

TUM: Na sua opinião, como fortalecer o mercado produtivo da música?
Maria Amélia: Acredito que movimentos e eventos que se realizam a favor da música, como a Expomusic, Tum Sound Festival, Música Mundo, Sonora, Sim, Rec Beat, Women´s Music Event entre outros tantos pelo Brasil e pelo mundo têm um papel muito importante para fortalecer o mercado produtivo da música. Esses eventos são ferramentas de conexão com os agentes do segmento e possibilita aos participantes uma rica programação em conteúdo de negócios e seus novos modelos, além do conteúdo cultural e educação. Certamente estes encontros trazem muita troca de ideias, as inovações tecnológicas recentes e as tendências atuais do segmentos focando sempre em identificar as possibilidades para o futuro.

TUM: A música digital mudou radicalmente os padrões de como a música hoje é acessada e consumida. Essa mudança, na sua opinião também proporcionou um aumento no volume de receitas?
Maria Amélia: Sim, com certeza a entrada do digital e tecnológico trouxe profundas transformações para o mercado da música. Eu acredito e tenho visto algumas pesquisas que afirmam que a música digital proporcionou sim um aumento significativo no volume de receitas. E, como eu disse acima, mudou radicalmente os padrões de como a música é produzida, acessada, comercializada e consumida atualmente.

TUM: E os desafios do Mercado produtivo musical, quais são?
Maria Amélia: Na minha opinião os desafios são vários e variados (rs..), vão desde como tornar seu projeto sustentável e relevante no meio de tantas transformações, como ter mais apoio nas ações e eventos voltados para cultura e educação em nosso País, entender os novos desafios trazidos pelo mundo digital e tecnológico, entender esta nova forma de consumir a música, os caminhos de conexão com este consumidor diante das diversas plataformas, cada uma com sua particularidade e, acima de tudo, achar um caminho de moldar juntos para onde essa indústria toda vai caminhar.

Música é… a maneira mais deliciosa de se conectar por aí.

O TUM Sound Festival é realizado pela É Show Produtora e tem o patrocínio da Ibagy Imóveis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.