Casa em que Gabriel García Márquez escreveu ‘Cem Anos de Solidão’ vai virar um espaço literário
Casa vai ser transformada em um espaço de incentivo à criação e ao debate
Se Gabriel García Márquez (1927-2014) ainda estivesse entre nós completaria mais um ano de vida no dia 06 de março. E as homenagens já começaram! Foi anunciado hoje, 03, que a casa onde Gabo escreveu o sucesso “Cem Anos de Solidão” vai ser transformada em um espaço literário de incentivo à criação e ao debate.
O espaço fica no bairro San Ángel Inn, na Cidade do México e abrigou o escritor entre 1965 e 1967, ano em que Cem Anos de Solidão foi lançado. Conforme agências internacionais, a Fundação para as Letras Mexicanas (FLM) ficará responsável pela adaptação do espaço e recebeu a casa como doação de Laura Coudurier, filha do antigo senhorio de García Márquez, Luis Coudurier.
A casa tem 260 metros quadrados, três quartos e dois banheiros e mantém as mesmas características da época que o escritor morou no lugar. Quem vai ficar responsável pelas atividades casa literária é o tradutor e crítico literário Geney Beltrán e o escritor Juan Villoro. O local ainda não tem data prevista de inauguração.